quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Desistência

Entrei na sala carregada de esperança, energia e vontade de fazer crescer os meus miúdos. Com a habitual refilice, os miúdos (para mim serão sempre miúdos) arrumaram a sala em quadrado (não suporto vê-los em filinhas de combóio avariado) e sentaram-se. Ditei o sumário: - Oficina de gramática! Propunha-me, hoje, levá-los a compreender os diferentes aspectos do verbos, levá-los a descobrir que o presente, como o aprenderam, pode ser futuro, passado, etc. E lá fui pedindo que sugerissem, que observassem, que comparassem, que reflectissem e concluissem. Seguiam-me com relativa atenção, o quadro negro ganhando cor, as sugestões a aparecerem. Questionavam-me, questionando-se, sobre o sentido/verdade de algumas aprendizagens que tinham como dogmas. Aos poucos, sentia a turma a responder ao desafio, a pensar, a produzir. Ah! sentia que valera a pena o meu esforço, o tempo gasto na preparação do que pretendia lhes surgisse como fluido e fácil. Sentia acontecer, de facto, o processo ensino e aprendizagem.
De repente, a campainha tocou. E quebrou-se a magia! Os muitos já tocou, apressados, impuseram o fechar de cadernos, o desligar da inteligência. Os meus miúdos desistiram de pensar porque, no mundo de hoje, vivemos dependentes de estímulos exteriores, de condicionantes e limitações que nos tornam autómatos. Se eu mandasse, acabava com a maldita da campainha nas escolas!!

3 comentários:

  1. Olá!
    Assunto de hoje: "Prémio lobinho"

    Parabéns ao blog "portugalagoia" porque o blog foi distinguido com o “certificado do lobinho” (blog de qualidade)...que o blog “bicho-carpinteiro” me entregou.
    Agora:
    ir retirar o certificado que está no meu blog;
    escolher 5 blogues (e avisar os blogues escolhidos;
    responder ao questionário.
    Faz parte do "prémio": Parabéns, Luísa!

    ResponderEliminar
  2. Luísa! Nada de desesperos! Foi sempre assim! Maldita campaínha que foi ao longo dos anos (séculos?) alívio para uns, tristeza para outros, sentimento de insatisfação para outros ainda...
    Na próxima aula, recomeça a magia!!!!
    Eu sei. Conheço-te.
    Beijos e parabéns pelo Prémio do Lobinho!

    ResponderEliminar