quinta-feira, 22 de abril de 2010

Nostalgia ou Saudade

Dizem que são tristes, e miseravelmente portuguesas, as saudades. Para mim, são fantásticas! Pela doçura e intemporalidade, pelo poder de me devolverem vivências, pela forma mágica como se purificam, eliminando arestas agrestes e deixando, apenas, o saborzinho do que foi bom. Às saudades, colam-se as nostalgias. De impossíveis, de repetições fantásticas, de momentos exclusivos que, ainda que passados, nunca serão esquecidos. Com as minhas saudades, tantas!!!, cruzam-se sempre nostalgias doces e amargas. Lembro momentos, pessoas, ternuras, cumplicidades, olhares, desilusões também. Surgem, com excessiva frequência, olhares de passados carregados de lágrimas que, aqui, nesta Inglaterra que me acarinha, tento afastar. Felizmente, surgem também nostalgias doces, de bons momentos, de cumplicidades, de revelações que nunca vou querer apagar do meu registo de sentires.
Hoje, sob um sol exagerado, olhando o prado sem fim, assaltaram-me as saudades do meu Alentejo puro. Daquele que só eu sinto, que não cede nem se entrega aos olhares dos estrangeiros, lisboetas muitos, que, por moda, resolveram ocupá-lo.
Quando era miúda, no tempo em que acreditava que o futuro só existia nos livros da igreja, cavalgava muitas vezes pelo meu Alentejo. Então, o galope dava-me a sensação de velocidade, de liberdade, de sintonia perfeita com o vento que me enchia os lábios de cieiro. Naquele tempo, o mar só servia para eu nadar no Verão, não me roubava nada, não significava ausência... Então, o meu quotidiano só se tecia de coisas boas, sabia que tinha quem me protegesse e não havia vulcões que me aprisionassem!
Hoje, seja saudade ou nostalgia, tenho pensado muito no meu Alentejo de infância.

1 comentário:

  1. Tal como eu previ há alguns posts atrás...

    Esse «Alentejo» não deve andar muito afastado dessa íngreme Avenida do Buda hoje ainda impropriamente chamada «Estrada da Serra»!
    Mate as saudades, fuja da fumarada! Tenha um feliz regresso!

    MFonseca

    ResponderEliminar