quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Os Chinas

Parece que a China está disposta a comprar a dívida portuguesa, ou parte dela. Fizeram o mesmo com os Estados Unidos e, a continuarem as políticas que vigoram nesta Europa envelhecida, poderão comprar muito mais dívidas a curto prazo. A China é um país comunista com uma economia forte, com muito dinheiro, produzindo de tudo a preços baixos. Como o faz, parece pouco interessar aos grandes senhores da política. A mim, incomoda-me. Dói-me, revolta-me, saber que há seres humanos, PESSOAS, que trabalham em condições deploráveis, sem dignidade alguma, sem direitos, muitas vezes tendo por paga apenas uma malga de arroz! Não consigo aceitar um regime com presos políticos, sem respeito pela liberdade individual, tirano e violento. Não compreendo regimes totalitários e se, muitas vezes, digo que "a diferença entre o comunismo e o socialismo é a mesma que há entre um funeral e um enterro", faço-o brincando. No fundo, o comunismo ainda consegue ser pior que o socialismo ( o Hitler era socialista...), porque é mais castrador da individualidade.
Não quero imaginar o destino de Portugal se os chineses vierem tomar conta da nossa economia (mais ainda, porque eles já estão por aí aos milhares). Tenho medo do que poderá acontecer porque, sinceramente, um governo que parece só se entender com tiranos como o Hugo Chávez apavora-me! Queria, para Portugal, um governo mais focado nas Pessoas, na Cultura, na produção e no investimento. Queria políticas capazes de favorecer o investimento, e não estranguladoras do mesmo. Queria um país a ser, e não um país a falecer!!

1 comentário:

  1. Detesto chineses e tudo que diz respeito a estas culturas dalí!
    De certo que, no meio do salve-se quem puder, em Portugal, no Governo, apesar de tudo, há-de haver quem zele ainda pelo que foram os nossos antepassados, as nossas tradições arreigadas e que não vá entregar de mão beijada e sem mais, o poder à China, mesmo que passemos privações!
    Também sinto essa aversão, a essa "invasão".
    Bem nos basta já, tropeçarmos a toda a hora em "chinas"!!

    ResponderEliminar