quinta-feira, 18 de julho de 2013

AMORES DECENTES

No início da subida da Serra de Portalegre, bem perto da gare onde os namorados gostam de se recolher, está a Fonte dos Amores. Foi o meu avô, um rabujento professor de ingês e responsável pelo Turismo na cidade, quem mandou, aí por volta de 1930, fazer a estátua, e quem decidiu criar este recanto. O objectivo, reza a história, era criar um parque de merendas, um lugar onde as familias pudessem passar bons e refrescantes momentos, numa época em que não havia piscinas e os automóveis escasseavam. Ora, o meu avô conversou com um artesão e o senhor, sob a orientação do professor, e quero crer que com o apoio de algumas imagens, lá produziu os dois amores, um homem e uma mulher, bebendo água fresca pela mesma bilha. (Este facto, por si só, daria um longo post...)
Hoje, lembro a história que a minha avó contava, orgulhosa da sua intervenção (e talvez do seu poder sobre o marido) na obra artística final. De facto, os amores foram talhados e, antes de serem colocados no local, o meu avô foi dar o seu aval. Terá levado a mulher, porque nestas coisas da arte as senhoras têm mais sensibilidade (??), e ela, mal olhou as esculturas, indignou-se: - Oh António! Não vai colocar duas figuras peladas (juro que era assim que ela contava) num lugar onde vão familias honradas! É uma indecência. - O meu avô ficou atrapalhado. A verba de que dispunha não permitia refazer a obra e, acho eu, ele até gostava dos amores a nu. Então, face ao embaraço da situação, o escultor resolveu o assunto: - Oh Minha senhora, não seja por isso! Eu visto já as criaturas com um véu  de seda! - E, aliviado o meu avô, apaziguada a veia moralista da minha avó, e satisfeito o artista, lá ficaram os dois amores cobertos com um véu de seda... em pedra!
Hoje, ainda têm o véu. Só já não têm é água...

6 comentários:

  1. Que história gira. Coitado do seu avô, a sua avó devia ser muito chata (desculpe setôra)
    Já de férias?
    Bom descanso
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João,
      As mulheres nunca são chatas! Lembra-te que o Homem foi o rascunho de Deus, a Mulher a obra-prima!!

      Luísa

      Eliminar
  2. Só a Setôra, neste dia pesadíssimo, que me saiu hoje, me faria rir , com o véu de seda, em pedra...!!
    A senhora é única...
    Os seus avós - que delícia...(já sei a quem puxou...)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que o que escrevo tem alguma utilidade, cara amiga!

      Luísa

      Eliminar
  3. ...mas, havia um pormenor, na bica da água...,que estaria mais chegada ao homem, que ele bebia mais. Foi dito pela senhora num post mais antigo. Será que foi machismo do avô ou do escultor?
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devo ter escrito isso num dia de raiva ao machismo que, incrivelmente!, continua a dominar o mundo!

      Luísa

      Eliminar