segunda-feira, 29 de julho de 2013

EXPERIÊNCIAS

Com os pés pequeninos empurra a areia, estranha o toque, diferente dos tecidos a que já está habituada, e sorri. Faz força nas pernas pequeninas, estende a mão, quer experimentar aquela realidade nova como, com certeza, vai querer experimentar outras realidades que encontrará no seu crescer. Desde cedo, a criança observa, estranha, experimenta e, aos poucos, vai construindo a sua essência numa existência externa. Um dia, a criança curiosa vai para a Escola e, então, tudo vai mudar. A Escola de hoje vai limitar as descobertas individuais, vai impôr leituras escassas, vai fechar as portas do sonho. Depois, vai realizar exames e, finalmente, vai transformar a criança curiosa, a que gostava de olhar a lua e esfregar os pés na areia, num ser humano mimético, magoado e infeliz. A criança que, agora, se ri ao tocar a areia molhada da praia, será mais um jovem adulto a que o Estado Português cortou o poder de sonhar? Tudo farei para que assim não aconteça!

7 comentários:

  1. Tem de se reinventar a escola! Voto em si para Ministra da Educação.

    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Posso entrar? Nunca comento nenhum blog de alguém que conheça e me conheça sem pedir licença!
    Diz: "Tudo farei para que assim não aconteça!" Tenho a certeza, não tivesse sido a Luísa a responsável pela excelente maneira como os meus dois rapazes escrevem! Não mais me esquecerei do tema da primeira composição que mandou fazer ao H. - "um dia o Sol nasceu azul"!
    Guardo religiosamente os vários cadernos que gastaram desenvolvendo a criatividade. Mesmo muitos, muitoTudo farei para que assim não aconteça!s anos depois ainda lhe estou grata!

    p.s. Cheguei aqui pelo blog da HSC.

    ResponderEliminar
  3. Amiga Dalma,
    Muito, mas MUITO, obrigada pelas suas palavras. Ainda bem que me veio visitar... Beijinhos ao Hugo, ao André e a toda a família.
    Luísa

    ResponderEliminar
  4. Luisa, prometo ser assídua leitora dos seus excelentes textos!
    Reformada e com muito pouco que fazer tenho, quase sempre tempo de sobra...
    Beijinhos para si também.

    p.s. Relendo o que escrevi verifiquei algumas gafes. Como agora só estou a usar o iPad, ele às vezes acha-se no direito de escrever o que entende, o que leva por vezes a alguma incoerência se, antes de publicar o texto o não revejo como foi o caso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá voltou ele, o iPad, a decidir e assim escreveu "gafes" em vez de "gralhas"!

      Eliminar
  5. QUE PEZINHOS MAIS MIMOSOS!!
    ATÉ ELA CRESCER PODE SER QUE HAJA UMA REVOLUÇÃO NA NOSSA EDUCAÇÃO...
    ACHO QUE A NETA SAI A SUA AVÓ.JÁ AGORA, EM PEQUENINA, GOSTA DO CONTACTO COM A AREIA MOLHADA NO PÉ DESCALÇO!,DAQUI A POUCO PEDE CHUVA QUANDO ESTÁ NA PRAIA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adivinhou que é a minha Constança??
      Acho mesmo que vai pedir chuva... como a avó que abomina calor!

      Eliminar