terça-feira, 13 de agosto de 2013

ESTÓRIAS HERDADAS - 6

Por Vinte e Cinco Tostões
No tempo em que havia tostões, e quando o escudo dava para pagar a vida, o meu Pai foi médico da PSP. Como pagamento destas funções, a juntar ao parco vencimento, o Estado permitia aos funcionários comprar gasolina mais barata. Obviamente, e considerando que devíamos estar por volta de 1964, a economia era rigorosa e cada médico só tinha direito, por mês, a cerca de vinte escudos de desconto. Ora o meu Pai, que sempre foi péssimo para fazer contas e dar conta de papelada, um mês excedeu, sem se aperceber, em vinte e cinco tostões, dois escudos e cinquenta centavos, a quantia que lhe era atribuída  Tempos depois, recebeu uma carta do General mais importante a passar-lhe uma descompostura violenta e a insinuar que "deliberadamente lesara a Pátria em dois e quinhentos que devia repor, ficando, a partir de então, sem direito a mais nenhum abastecimento.". Sentindo-se ofendido e injustiçado, o meu Pai passou um cheque (à época os cheques usavam-se muito), no valor de vinte e cinco tostões, e enviou ao General dizendo que não fizera nada com espírito de lesa pátria e que, a partir de então, ele mesmo fazia questão de prescindir da facilidade dada pela PSP.
O que ele não se lembrou foi que, na época, todos os homens válidos que tivessem cumprido o serviço militar obrigatório continuavam ao serviço da pátria encontrando-se, apenas, como passados à disponibilidade... Na volta do correio veio a resposta do General que, ofendido, o mobilizava para a Guiné! 
O meu Pai tinha quatro filhos pequenos, a vida a começar, e tudo o que menos desejava era ir participar numa guerra que condenava! Foram dias de angústia e lágrimas! Mexeram-se as amizades, os conhecidos dos conhecidos, os contactos dos amigos influentes e ele lá conseguiu ser recebido pessoalmente no Estado Maior para pedir desculpa ao General.

No dia do encontro, lembro-me como se fosse hoje, levamos o meu Pai ao lugar onde seria recebido, ali em São Sebastião, perto da Gulbenkian, pelas 9,30h. Estava convocado para as dez horas da manhã e não ousou atrasar-se. Nós fomos para casa dos meus avós, com a minha avó a rezar sem parar e a minha mãe a impôr calma. O meu Pai foi recebido às seis da tarde. Todo o dia ficou isolado, não havia telemóveis, numa sala vazia, esperando que o chamassem. Finalmente, e com os nervos desfeitos, lá foi levado à presença do General que lhe passou uma grande reprimenda e lhe disse que agradecesse aos amigos militares que o tinham livrado de embarcar para a Guiné na semana seguinte...
O meu Pai continuou médico da PSP, mas nunca mais meteu nem um centavo de gasolina mais barata!!

4 comentários:

  1. Que horror e que ridículo foi sempre, o estado do nosso Estado, com os seus exageros e normazinhas e burocracias da "caca"...! E sempre sem olhar para nós, todos, «humanamente», seja em que regime for!
    Que mau bocado deviam ter passado.
    Grandes filhos da "mãe"! Cambada!

    ResponderEliminar
  2. Luisa, hoje pode haver muitas falcatruas e até arranjinhos para os "amigos" ( escrevo entre " " porque a palavra tens-se vindo a desgastar no seu verdadeiro sentido) mas hoje dificilmente poderia haver dessas prepotências, penso eu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho tanta certeza, Dalma... Tenho assistido a coisas destas, a abusos, absolutamente incríveis! Como eu sempre digo: - Não deve ser por acaso que poder e podre se escrevem com as mesmas letras!
      Luísa

      Eliminar