quinta-feira, 20 de março de 2014

Cimeira da Democracia

Já passaram dois dias, mas eu ainda estou a vibrar de entusiasmo com a prestação dos alunos da minha escola, a São Lourenço, na Cimeira das Democracias! O convite veio da Universidade Católica, Instituição que respeito e admiro, e a resposta do Clube Europeu não se fez esperar: - Estariamos presentes, representando o Brasil, para discutir formas de consolidar a Democracia, para encontrar, pela via do diálogo e do confronto de ideias, soluções capazes de melhorar (um pouco que fosse...) o mundo actual. 
Preparado o tema, já sentindo o sangue sambar em vez de correr, lá nos fizemos ao caminho, apertadinhos na carrinha que a Câmara cedeu para um dia de trabalho. Não exagero se afirmar que os nossos alunos estiveram entre os melhores. 
Para mim, foram os melhores! Argumentaram, mostraram conhecer os assuntos e as diferentes realidades, souberam ouvir e aceitar outros pontos de vista. No regresso, estranhamente não exaustos, a discussão continuou. E eu, num fingido adormecimento, escutava-os. Ouvi-os falar de nós, adultos, pais e professores. Ouvi críticas realistas e cheias de humor, revi-me nalgumas..., e sorri ao ser confrontada com práticas adultas absurdas. No dia 18 de Março, tenho a certeza que muitos jovens cresceram e aprenderam. Foi um dia de aprendizagens efectivas, participadas, construídas e, por isso, definitivas. Estou ainda cheia de dores nas costas, foram seis horas de má posição na carrinha Hiace, mas valeu a pena!
Hoje, mais de 48 horas passadas, ainda oiço o entusiasmo da discussão e não esqueço as propostas exequíveis que eles fizeram para que a Democracia não seja apenas uma palavra bonita...
" Cuida de mim, se não, eu desaparecerei. Tua Democracia" esta frase, projectada pelo especialista Larry Diamond, vindo dos EUA, da Universidade de Stanford, continua a ecoar dentro de mim. 
Será que nós cuidamos dela, 40 anos depois de a termos conseguido?

1 comentário:

  1. É com professores assim que se aprende. Eu nunca a vou esquecer setôra!
    Ana

    ResponderEliminar