quarta-feira, 7 de maio de 2014

7 de Maio

O branco gelado do Hospital de Santa Maria fazia-me sentir desprotegida, sozinha e assustada. No coração e na cabeça levava a minha filha mais velha, ainda só com dois anos, e uma grande aflição com aquela vida nova que carregava dentro de mim. Tudo parecia correr mal, uma pré-eclampsia acelerara tudo, não conseguia desligar-me do olhar assustado da mais velha dizendo adeus nos braços de uma amiga. Voltaria a vê-la? Nunca vou esquecer a desumanização do Santa Maria, os gestos mecânicos, profissionais, sem um olhar, sem uma palavra. Já na mesa de operações, gelada, ouvi dizer que tinha morrido Mota Pinto.
Foi assim que, há 29 anos, nasceu a minha filha Joana. Hoje, vejo-a mulher, mãe também, e penso como é possível que o Tempo voe mais rapidamente que a minha memória.
7 de Maio foi sempre uma data cheia de acontecimentos! E lembro ainda uma correria louca pelas ruas do Porto, procurando uma Barbie doutora e fugindo de uma formação que nunca mais terminava para vir passar a tarde com a minha menina! A vida foi-se cumprindo, ora com insignificâncias, ora com importâncias, e de novo passo o dia longe da minha menina-mulher. Ser Mãe também é isto, acho eu. Esta capacidade de eternizar momentos e, assim, agasalhar um pouco o frio da emoção!
Parabéns Joana!

3 comentários:

  1. Luísa, sei bem do que fala quando refere a sua situação de pré-eclampsia!
    O mesmo aconteceu comigo qd o A. nasceu e ainda me lembra da angústia que senti ao pensar que podia deixar três filhos órfãos! Só tive outro susto igual que se prendeu com nove dias sem notícias da Guiné!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda hoje me apavora lembrar esse momento e já passaram 29 anos...

      Eliminar
  2. Querida Mãe, sempre me lembro de, no meu dia de anos , haver sempre alguma coisa... ou formacoes, ou reuniões, ou mil e outras coisas mais. Lembro do primeiro aniversario ja com o meu marido... passei-o com a Foca. POIS o meu marido teve unareuniao e so chegou a casa pelas 23:30....
    Este ano nao foi muito dirente... acho que aquela emocao de fazer anos ja passou. É muito giro o dia de anos quajdo somos pequenos e nesse dia as atencoes sao mesmo so para nos.
    Hoje, ja com 29, penso na minha filha e em como a vou fazer sengir-se especial cada vez que ela fizer anos.
    Beijo e obrigada.
    Joana

    ResponderEliminar