quinta-feira, 22 de maio de 2014

LETRAS E TRETAS

Foi hoje, há pouco, que o livro Letras e Tretas, da autoria de jovens entre os 12 e os 14 anos, veio a público. Na sala nobre da Câmara Municipal de Portalegre, a abarrotar de adultos e miúdos, o momento foi de nervoso e euforia. Os autores, lindos e orgulhosos, vendiam livros; o público pedia autógrafos e sorria; os professores, unidos em torno de um projecto comum, observavam e orientavam.
A Beatriz e o Miguel, em nome da turma, chegaram ao microfone e falaram. Falaram do processo de aprender, dos sonhos, das cumplicidades construídas na sala de aula, da alegria de crescer, do muito trabalho quotidiano, da confiança na escola que integram. 
A mostrar cartaz (3).jpg
O senhor Ministro da Educação faltou. Mas não fez falta nenhuma e só serviu para, uma vez mais, jovens e adultos compreenderem o que é a má política. Quão longe das suas preocupações ficam, de facto, as pessoas.
Estou já em casa, mas ainda vivendo a excitação dos meus miúdos. Acredito que o caminho se faz andando, defendo que o treino diário é a base para a construção do saber, para o desenvolvimento de competências também. Acredito que estes miúdos nunca vão esquecer este dia e, sinceramente, tenho esperança que tenham compreendido como é bom ser um elo de um todo de sucesso!
Se queria que tivesse sido diferente? Sim! Queria que a televisão tivesse estado presente.  Mas isso, como alguém dizia, só acontecerá se os mesmos alunos, ou outros, pegarem fogo à escola ou matarem alguém...

15 comentários:

  1. Senhora professora, tem toda a razão! Sou mãe de uma das alunas, adorei a sessão e penso que todos estão de parabéns! Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Estive presente no lançamento da obra. Quero deixar os parabéns à escola, à professora e aos alunos que tão bem estiveram. Pena mesmo a ausência da televisão, não que esta viesse a enriquecer a "festa" mas, bem que poderia divulgá-la, a nivel nacional pelos bons exemplos. Agora que estamos numa época de exames, seria concerteza, uma boa motivação, para que os mais pequenos se esforçassem na aprendizagem da boa escrita em português

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em meu nome, e em nome da Escola e dos alunos, muito obrigada. Também lamento que só se dê projecção ao que é mau. Paciência!

      Eliminar
  3. Professora, eu também estive presente. Não sou mãe, nem professora, mas admiro profundamente o seu trabalho. Obrigada por não fugir de Portalegre porque, acho eu, a senhora é um bocadinho nossa...

    ResponderEliminar
  4. Eu que estou a tantos km de distância e que por isso não estive lá sinto um orgulho enorme em ti!! És um máximo de mãe, a melhor!
    Adoro-te , Filipa

    ResponderEliminar
  5. Luisa, parabéns pelo trabalho que desenvolveu com os seus alunos! Parabéns para eles também, mas digam o que disserem, é o professor (o ou a) que tem o grande mérito! Não é ele que os motiva, não é ele que lhes transmite a energia necessária quando eles parecem esmorecer? Ele tem o papel do maestro perante a orquestra que nunca tocará se ele não estiver lá com a sua batuta! No caso dos trabalhos como este a "batuta" é a palavra de entusiasmo do professor, sem ela o resultado final seria seguramente de menor qualidade!

    Sim, lastimável que a divulgação de um trabalho como este não tivesse outra forma de divulgação para além da de um círculo restrito.
    Lastimo, mas não me admiro pois com dois dos trabalhos, entre os que fiz com os meus alunos, e que versavam "problemas da cidade" e "transportes escolares", também não foi diferente... Desses trabalhos, resultaram dois pequenos livros que posteriormente foram enviados à Câmara e ao então Governo Civil. Ninguém sequer se dignou a dizer que receberam!

    p.s. Onde posso adquirir um exemplar do "Letras e Tretas"? Seria certamente bom para eu dar à minha neta Raquel!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dalma,
      Estão à venda nas livrarias, espero eu... A editora, Chiado Editora, assumiu esse compromisso mas como falharam em quase tudo o que acordaram, já nem sei...
      De qualquer forma, eu tenho muito gosto em oferecer um à R.!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Luisa, o anterior comentário é meu, acontece que foi em nome da minha neta pq ela andou por este computador e o Google ficou com o nome dela e não sei bem como resolver o problema...
    Dalma

    ResponderEliminar
  7. Luisa, muito obrigada e eu aceito com a condição de vir com dedicatória. A Raquel é uma amante de livros e um dia, daqui a muitos anos, gostará de saber que foi uma amiga da mãe que lho ofereceu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amanhã deixo-lhe o livro na caixa do correio!
      Boa leitura...

      Eliminar
  8. Luisa. mt obrigada em meu nome e tb da Raquel.Logo que acabe os exames procurarei que ela lhe deixe aqui uma mensagem relativamente à sua opinião (ela é muito opinadora neste campo!)
    Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Falta dizer que o Miguel e a Beatriz faram muito bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Miguel, tu e a Beatriz falaram muito bem. E eu gosto muito de todos e adorei ouvir-vos! Beijinhos

      Eliminar