sábado, 31 de maio de 2014

NOITE

Ontem, a noite em Portalegre foi longa. A velhinha rua do Comércio, num esforço imenso para sobreviver, animou-se pela noite dentro. Havia insufláveis, lojas abertas, flores nas portas, gente passeando. Desci e subi a rua, sentindo-me irmanada nos olhares que cruzava. É difícil ao comércio sobreviver numa cidade pequena, mais ainda quando a concorrência das grandes superfícies é muita e eu acho fantástico o esforço que alguns comerciantes continuam a fazer!
Talvez a velhinha rua do Comércio acabe mesmo, afinal tudo tem um fim, mas custa-me aceitar que isso possa acontecer e gosto de sentir que há mais quem pense como eu... Talvez fosse possível, se houvesse vontade, fazer da rua do Comércio um Centro Comercial diferente, animado, capaz de cativar passeantes e compradores. Claro, não seria uma Via Venetto, mas poderia ser inovação e identidade.
Não gosto de mimetismos, de importações acríticas de modelos e, também por isso, dói-me ver Portalegre a empobrecer. Ontem, foi uma noite diferente. Porque não criar, por exemplo, noites temáticas?

Sem comentários:

Enviar um comentário