terça-feira, 10 de março de 2015

OS BONS ALUNOS

Sou professora há mais de 30 anos e, hoje, descobri que abomino alguns dos actuais bons alunos... 
Eu explico! Tenho dificuldade em lidar com aquelas criaturas que reproduzem modelos, que vivem para a imagem e para a nota, que colocam os seus interesses pessoais acima dos do grupo que integram, que constantemente perguntam "o que sai para o teste? quando é o teste? quanto tive no teste?" Irrita-me que não percebam, ou que eu não consiga fazê-los perceber, que as aprendizagens decorrem de processos diversos e não, apenas, de memorização e somas aritméticas. Estas criaturazinhas, que cada vez existem em maior número, chegam a irritar-me mais do que os alunos que pouco gostam de trabalhar... 
Se eu for um dia, (sonhar é possível!), ministra da educação, vou propor a adopção de projectos para desenvolvimento da irreverência e ousadia nos alunos arrumadinhos.
Claro que é importante estudar, querer aprender, estar atento. Mas é doentio, acho eu, reduzir a isso a existência... É preciso olhar para a Pessoa que mora em cada aluno, e não reduzir o aluno ao preenchimento da folha excel!!

1 comentário: