segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

REUNIÕES?

A Professora Catalina Pestana costumava dizer que, quando não se quer resolver um problema, se nomeia uma comissão para o analisar... Eu acrescento que, para além das comissões, há em Portugal o hábito, mais vício, de fazer reuniões. 
As reuniões sucedem-se, multiplicam-se e, curiosamente, repetem o figurino sem se pensar se o mesmo se adequa, se faz sentido. 
Este ano lectivo, um ano de muitas (dolorosas) experiências tenho assistido a reuniões aberrantes. Muitas! Desde reuniões onde se vai sem  se saber quais os assuntos a abordar, passando por reuniões que são conferências, a outras onde somos - sou - chamada a "prestar todo o apoio necessário"! Sendo que não me consta que haja coxos a dinamizar as ditas, preparo-me para servir cafés e ver escoar-se o meu precioso tempo em fazer coisa nenhuma!
Se podia ser diferente? Obviamente! Bastaria que as reuniões acontecessem com objectivos claros, que quem nelas tem de participar fizesse parte efectiva da sua preparação, que a eficácia das mesmas fosse avaliada e, sobre os resultados dessa avaliação, houvesse pensamento crítico!
Criticar, verbo de origem grega, etimologicamente, significa separar, peneirar para limpar do que não presta. E como eu gostava que estas reuniões fossem peneiradas, mesmo que nada sobrasse!

Sem comentários:

Enviar um comentário