segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

ADD

Avaliação de Desempenho Docente. Como professora, e com consciência de que tem de haver avaliação de desempenho para valorizar a carreira e os professores, sou clara e absolutamente contra o sistema vigente. Nem percebo, sinceramente, por que razão os sindicatos ainda não discutiram o assunto e exigiram respeito e dignidade. Sim, respeito e dignidade não tem a ver, apenas, com a contagem do tempo de serviço ou com os vencimentos. 
A avaliação de desempenho, nos moldes em que se faz em Portugal, para mim, é um verdadeiro ultraje. 
Colocam-se professores contra professores, fomenta-se o mau clima de escola e praticam-se enormidades, e arbitrariedades, por causa, apenas, da progressão na carreira. O absurdo é-o ainda mais quando se avalia por comparação profissionais com desempenhos necessariamente distintos, para que se ache o que há-de caber nas quotas. O que de facto acontece, é que alguns professores, ou porque são mais velhos, ou porque são coordenadores de departamento, são obrigados a opinar e a classificar o trabalho dos colegas. Mesmo que nunca tenham observado uma aula dada pelas vítimas, mesmo que eles próprios não sejam docentes de mérito reconhecido, mesmo que não se sintam preparados para o fazer. Avaliam-se simpatias, amizades, opina-se com base em aparências e assim se determina se este ou aquele professor é Bom, ou Satisfaz.
O que está a acontecer é, para mim, uma humilhação. Passei por este mesmo processo há uns anos, pedi aulas observadas e senti-me de facto humilhada. Agora, a prática continua e agrava-se porque, com o descongelamento da carreira, muitos professores precisam da avaliação para progredir.
É tão injusta esta avaliação!
Reafirmo a minha convicção da necessidade de avaliação real do desempenho docente. Há muito bons professores que merecem ser distinguidos, há maus professores que devem ser afastados, mas deveria ser um processo de valorização, realizado com rigor e seriedade e não assim!
Muitas escolas, suspeito, estão agora a avaliar docentes. Imagino os constrangimentos, as discussões, o mal-estar reinante... Podia ser tudo tão diferente!

Sem comentários:

Enviar um comentário