quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

O SEGUNDO PERÍODO

Já recomeçaram as aulas. Os alunos voltam a carregar mochilas, as ruas enchem-se de movimento e os engarrafamentos fazem notícia. É a vida a impor a rotina.
Eu olho com o espanto da idade a velocidade do tempo. Tudo tão diferente e, ainda assim, tudo tão igual...
Gosto de ver os miúdos cheios de mochilas, gosto das conversas cortadas que cruzo a caminho da escola, gosto da alegria ruidosa a entrar no pátio. Gostava, também, de acreditar que de facto a alegria entra na sala de aula.
Este 2019, espero eu, vem concretizar e dar mais consistência à Autonomia e à Flexibilidade e deve fazê-lo numa perspectiva de promover aprendizagens realmente significativas. 
O segundo período deve ser um passo mais da construção de uma sociedade inclusiva, para todos, na especificidade de cada um. O segundo período devia fazer avançar a aprendizagem real, devia de facto promover, agora que na teoria foi trabalhado e esclarecido, o trabalho colaborativo. O segundo período devia promover uma real transformação do paradigma da avaliação.
O segundo período devia, por se iniciar com um Novo Ano, ser mesmo NOVO!! Acho eu. Ou, melhor, desejo eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário