sábado, 9 de março de 2019

COZINHA E AMIGOS

Quando eu era adolescente, o que me dava mais prazer era ir para Monforte, montar a cavalo, ou fechar-me no sótão, empoleirada na janela, a ler. Era, também, o tempo do Crisfal, e as idas ao cinema, nos sábados, eram a maior das alegrias!
O tempo passou, depressa demais, e hoje os meus prazeres são bem diferentes. Hoje, um dos meus maiores prazeres é ter a mesa cheia de bons amigos e poder cozinhar para eles. Gosto de cozinhar, de experimentar, de desafiar receitas e de temperar com ternura os pratos que cozinho. Foi o meu Pai quem  deixou em mim este prazer de estar com amigos, horas sentados à mesa, conversando e cimentando cumplicidades. Hoje, dei sentido à minha tarde cozinhando uma sopa de tomate - bem alentejana! - e um caril de legumes - a lembrar os Descobrimentos e a Dinamene de Camões.
Já sei, claro, que caril não é uma especiaria, mas o resultado de uma combinação de especiarias e, ainda assim, compro-o em pó.  Nunca ousei fazer a mistura em casa. Para sobremesa, morangos, ananás e chantilly. Agora, com a casa cheia de odores distantes, sonhando com ventos de areia e olhares escuros, vou pôr na mesa a loiça azul e branca. É tão bom ter amigos! 

1 comentário:

  1. Luísa, não gosto de comer, o que como é por necessidade! Cozinhei mt qd tinha os filhos pequenos, a 6.ª f á tarde era destinada a cozinhar para a semana, dividir em porções e última ltracongelar... dp era só combinar o acompanhamento!
    Agora nem isso pois tenho um “mordomo” que me permite sentar à mesa sem saber o que vou comer! Assim aos poucos tenho ido desaprendendo a cozinhar!

    ResponderEliminar