quarta-feira, 26 de junho de 2019

SALA DE AULA

Para quem é professor, o final do ano é em Junho/Julho e nunca em Dezembro. Nesta altura, acontecem as despedidas dos alunos que partem, o até Setembro áqueles que vão a banhos, as saudades já antecipadas, a ideia (pura ilusão) de descanso e férias. 
Ilusão mesmo! porque começa a loucura dos exames. As vigilâncias, com professores aborrecidos e tornados agentes da polícia, alunos ansiosos e inseguros, as resmas de provas para corrigir, as matrículas. Vêm, ainda, as mil reuniões, algumas para coisa nenhuma, muitas a exigir uma concentração e esforço que o cansaço de um ano não permite.
Este ano, porque não tive turmas, tenho muitas saudades das despedidas. Saudades nenhumas do que, para mim, é o absurdo dos exames!
Tenho saudades dos alunos que partem, daqueles com os quais, ao longo de um ano, e às vezes mais, partilhava momentos, desentendimentos também, ternuras sempre. 
Tenho muitas saudades da sala de aula! Tenho, até, saudades dos cheiros que enchiam a sala nesta época!!

1 comentário: