quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

EUTANÁSIA

Se há tema que me angustia, e há muitos, sem dúvida a eutanásia, como o aborto, ocupam o primeiro lugar. A Vida é, para mim, o Primeiro dos Valores e não consigo aceitar, por mais que me esforce, que se possa legislar contra a mesma. 
Em Portugal, infelizmente, a eutanásia está a ser discutida como se apenas de um facto político se tratasse, como se fosse uma decisão passível de ser votada, como se não estivesse em causa a dignidade do ser humano, a VIDA! 
Sou claramente contra liberalização da eutanásia. Para mim, a vida deve ser cuidada, o sofrimento deve ser minimizado, o estado deve investir na preservação da vida, nos cuidados paliativos, e nunca na morte. 
Tenho medo da liberalização da eutanásia. Não acredito que seja possível ter-se clara consciência do que deseja quem está a sofrer (até porque, muitas vezes, o sofrimento deturpa a capacidade de pensar) e temo, mesmo, que seja uma porta aberta para se descartarem vidas. 
A eutanásia não pode ser uma moda, ou uma bandeira para se parecer progressista e moderno. A Vida não pode, nunca, ser posta em causa!

2 comentários:

  1. Luísa, li que a Holanda vai ser posto por à venda nas farmácias e sem necessidade de prescrição médica um comprimido que poderá ser adquirido por qq maior de 70 anos que esteja cansado de viver... palavras textuais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dalma, não consigo compreender essas decisões. Se calhar, como alguns pensadores anunciam, estamos mesmo a assistir ao extermínio da Humanidade pelos próprios humanos. Lamento. Angustia-me. Revolta-me!

      Eliminar