domingo, 19 de maio de 2019

SEMINÁRIO

O dia estava ventoso, frio, como se uma mão natural quisesse mostrar-me que há, de facto, necessidade de soprar com força sobre a Educação. Na minha cidade, no lindíssimo Centro de Congressos que já foi Igreja, naquele lugar onde, penso eu sempre, já jesuítas pensaram a educação, mais de 150 professores juntaram-se porque Na Educação Acontece. E acontece tanta coisa, na Educação! Acontece a possibilidade, fantástica e complexa, de poder ajudar a mudar o mundo. É na Escola SIM que tudo acontece! Ouvia alguns colegas mais desiludidos, agora temos de fazer tudo na aula, e sorria em silêncio. Como é bom poder fazer tudo na aula! Como é bom poder desenvolver competências em todos, poder educar para valores humanistas, poder ajudar a valorizar o conhecimento.
É mais livre quem mais sabe, é mais feliz quem é mais competente, é mais humano que tem mais Valores éticos e morais. E está aí, na sala de aula, provocando olhares e fazeres, a possibilidade de nós, os professores, trabalharmos tudo isto com todos. É gratificante pensar que, finalmente, podemos abrir a janela do currículo e olhar a paisagem do mundo para, em conjunto, encontrarmos formas de a humanizar cada vez mais. 
O dia 17 de Maio de 2019, para mim, foi mais um dia especial. Provocatório, desafiante, cansativo, mas com significado. Assim, vale a pena ser professora, apesar de todos os apesares...

Sem comentários:

Enviar um comentário