sábado, 20 de março de 2021

SOBRINHOS

 Diz-se que ser avó é ser mãe duas vezes. Eu acrescento que ser tia é ser mãe de coração. 

Tenho com os meus sobrinhos uma relação de amor intenso, e já vou na segunda leva, nos sobrinhos filhos de sobrinhos! Mesmo distantes, mesmo adultos e com filhos, ainda que não os veja com a regularidade que desejaria, penso muito neles e adoro-os. 

Cada um é especial. O Bernardo foi o primeiro, é o meu menino de olhos negros e intensos, carrega o Alentejo no sangue e eu tenho uma profunda admiração pela sua autenticidade. O João é o teimoso mais doce que conheço. Maroto em miúdo, conservou o sorriso irresistível e eu estou desejosa de o ter por vizinho. A Leonor é a minha afilhada. Cresceu comigo nos primeiros anos, dormia muitas vezes na minha cama, fazia-me perguntas embaraçosas com aqueles olhões pretos que ainda hoje me encantam. O António era o mais divertido. Sempre pronto para abrir o coração, acreditava na magia e na ternura e, jovem adulto, persegue a utopia de um mundo Humano e justo. A Carolina, a mais pequena, foi sempre a independente. Curiosa e calada, observava e silenciava-se. 

Todos eles fazem parte de mim! 

Amanhã, a Leonor faz anos. 31! e eu acho que Cronos se enganou, que não é possível que a minha Leonor já seja uma campeã de equitação, já seja uma vencedora, já vá apagar 31 velas. Queria muito dar-lhe um abraço, sentá-la ao meu colo, como quando a embalava para a adormecer, ter o poder de afastar para longe todos os papões do quotidiano. Faz-me falta esta menina mulher!

Sem comentários:

Enviar um comentário