domingo, 25 de abril de 2021

25 de ABRIL

 Não tenho memórias reais, minhas, do tempo da ditadura. Em minha casa não se falava de política, os meus pais trabalhavam os dois, nunca senti, por sorte, a opressão. Construí a memória do salazarismo no património colectivo de escritores, sobretudo poetas, conversas de quem viveu o medo e a violência. Para mim, a Liberdade é, devia ser, um Valor essencial, tal como o direito à vida, à opinião, ao sonho. 25 de Abril é, sem dúvida, uma data especial. Sem donos, sem proprietários, pertence a todos os portugueses e deve, sim, ser assinalada e lembrada. 

A revolução de Salgueiro Maia e Eanes, para mim as principais referências, ainda não se cumpriu. Como diz Sophia, este ainda é "o tempo dos chacais", o tempo da injustiça, da fome nas ruas, da corrupção e do medo. 

Senti na pele a injustiça e o medo, há dois anos, teoricamente num tempo de Liberdade de expressão. E, também por isso, penso que é importante fazer uma real e efectiva pedagogia da Democracia. Não fundamentada em parangonas, mas em aprendizagens significativas.

Pessoa escreveu "Senhor, falta cumprir-se Portugal". Eu acrescento: AINDA ...

Sem comentários:

Enviar um comentário