quarta-feira, 29 de setembro de 2021

APOSENTAÇÃO URGENTE

 Prezo muito a autonomia. 

Gosto de quem tem iniciativa, resolve problemas, faz frente aos problemas procurando, assertivamente, problemas. Por isso, defendo que, na Escola e na sala de aula, a autonomia deve ser uma competência desenvolver e faço-o. Não policio cadernos diários de alunos de 11º ano, não dou guiões minuciosos de tarefas, gosto de ver como dão a volta aos problemas, como resolvem situações novas e como se responsabilizam por essas decisões. 

Ora, porque penso assim, fiquei (e estou) indignada por ter de pedir aos encarregados de educação de alunos de 11º ano autorização para, no tempo lectivo da minha disciplina, levar os alunos a um monumento portalegrense. 

Jovens de 16 e 17 anos, precisam da autorização dos pais para irem a uma visita, com uma professora, quando os mesmos jovens saem à noite até de madrugada, circulam pela cidade a pé e de autocarro, saem da escola para irem tomar um café (e afins) às pastelarias vizinhas? Não faz sentido, para mim.

Às vezes, pasmo perante algumas medidas que, na minha visão pedagógica e social, surgem como absurdas. 

O documento fundamental para a escolaridade obrigatória em Portugal, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, é muito claro quando enuncia como áreas de competência o desenvolvimento pessoal e a autonomia. 

Estou a pensar que urge pedir a minha aposentação. Esta Escola não é para mim!

1 comentário: