sábado, 5 de setembro de 2020

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

 Quem sabe quem eu sou, não tem dúvidas que não sou de Esquerda. Prezo demais a minha liberdade, para poder sequer pensar nisso. E, porque quero ser livre, penso!

Já não consigo ficar calada perante o que considero as barbaridades que têm sido ditas, e escritas, sobre a Educação para a Cidadania. Até abaixo-assinados para que não exista na Escola! 🙄😡
Claro que tem de existir na Escola!
Porque a Escola deve formar cidadãos! As orientações, os temas, decorrem de documentos base da Democracia, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição da República Portuguesa. Há orientação política? Obviamente! Como há na disciplina de história, ou de português, ou filosofia! Eu, que lecciono português, posso, por exemplo, abordar Os Esteiros fazendo campanha pró comunismo (Cruzes!).
Defendo que a Educação para a Cidadania não deve ser uma disciplina, mas sim uma área disciplinar, e tenho muito orgulho em poder constatar que, em Portugal, há escolas a fazer um excelente trabalho (também) neste domínio. Acredito que haja escolas, e professores, a trabalhar menos bem mas, defendo, há que ajudar a melhorar, e os Pais e comunidade devem colaborar, e não condenar a existência deste domínio de aprendizagem.
Muitas vezes prometo a mim mesma ficar calada, ignorar, mas, perante calamidades como esta, não consigo!

Sem comentários:

Enviar um comentário