domingo, 23 de maio de 2021

Dia da Cidade

 Dia da Cidade, 23 de maio. D. João III, o mesmo que trouxe a Inquisição para Portugal, considerou que Portalegre tinha condições, e desenvolvimento, para ser cidade. Depois disso, gostaria eu de acreditar, foi sempre a desenvolver-se...

Bom, a narrativa da minha cidade não é exactamente assim, mas, em dia de Festa, prefiro ignorar o menos bom. A verdade, para mim que sou mesmo portalegrense, é que este lugar é temperado por Deus. É um espaço onde se equilibra o provincialismo e o progresso, onde é possível viver, para além de existir. Nas ruas da minha cidade, que não se compadecem de saltos altos, oiço poemas por inventar e espreito a Serra de cada arco. Os meus passos fazem-se de memórias e, chego a acreditar, as esquinas conhecem-me de outras eras. Nesta cidade que faz Festa eu aprendi a ler, a decifrar olhares, a namorar, a odiar a matemática, a amar a vida na Escola. Nesta cidade sepultei os meus avós, os meus pais, a minha irmã, alguns amigos. Esta é minha terra de vida e morte.

Não me importo que não haja grande festa, que não venham artistas famosos, que não haja exposições, não quero saber sequer a que horas é o hastear da bandeira ou a missa solene. Não me interessa! Para mim, a Festa do meu Concelho acontece no silêncio dos meus sentires. 

Parabéns Portalegre da minha essência!

Sem comentários:

Enviar um comentário