terça-feira, 18 de maio de 2021

MODAS

 Não sei se é por não me estar a sentir bem, se é por estar a envelhecer, se é por ser mesmo bota de elástico, mas incomoda-me a moda que, este ano, faz com que as miúdas, as minhas alunas, andem na rua, e estejam na sala de aula,  só de soutien. Há uns anos, a moda dos rapazes com as cuecas de fora, chateava-me; depois a moda dos umbigos não em agradava mas, este ano, esta moda de andar só com o soutien, desespera-me. Se me incomoda, e condeno, encontrar professores  a dar aulas de calções e chinelos, professoras de minissaia, funcionários de traje de piscina, muito me chateia também ter na minha sala meninas de soutien.

Defendo que a Escola deve ter uma palavra a dizer nestes comportamentos, deve educar para o respeito pelo corpo e por cada eu. Sim, não consigo ficar indiferente e encolher os ombros perante aquilo que, para uns, é liberdade, para mim é ignorância e libertinagem. 

3 comentários:

  1. Luísa, compreendo-a em absoluto! Eu já me reformei há 15 anos e já nessa altura me debati com o que descreve: colega em “shorts” e alunas se não em “soutien” que na altura se designavam por “tops”!!
    À colega nada pude dizer, as alunas já sabiam que não podiam entrar assim, ia quanto aos rapazes, única e simplesmente dizia-lhe : sobe as calças, ficavam encabulados e só por esquecimento repetiam.
    Sei que hoje dificilmente poderia fazer isso!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dalma, embora venham de longe estes comportamentos (absurdos) continuo a pensar que a Escola deve corrigi-los.

      Eliminar
  2. Luísa, não me resta a mínima dúvida que assim deve/deveria ser!
    Sou apologista de que um elementar “uniforme” acabaria com tudo isso. Repare que quando vemos crianças em Escolas de alguns países (não ricos) as crianças vão todas de igual. Bastava que fosse assim: calças de ganga (que todos têm) t-shirt no verão de cor a decidir e uma camisola tb uniforme para o inverno! Já não haveria exibições nem aquilo a que se assiste!

    ResponderEliminar