quarta-feira, 12 de maio de 2021

PODE-SE SER FELIZ SEM SABER MATEMÁTICA

 A aprendizagem da matemática, pelo menos em Portugal, tem justificado muitos estudos, muitas investigações, muitas análises, muitas revisões de programas. Os alunos, na sua maioria, não têm sucesso nesta disciplina e, a juntar ao habitual e oco argumento de falta de bases, junta-se, frequentemente, a ausência de hábitos de trabalho. 

Às vezes, há até quem alegue que a matemática é uma disciplina muito difícil e só para alguns.  Mais grave, acho eu, ficam as coisas quando se recomenda aos alunos que optem pelas humanidades porque, enfim, as ciências e tecnologias têm matemática e, por isso, é uma área que não está ao alcance dos comuns mortais. Já me aconteceu, com excessiva frequência, deparar-me com alunos em humanidades que não gostam de ler, de escrever, de pensar e nunca me passou pela cabeça recomendar-lhes que fossem para Ciências... Enfim. 

Não acredito na tal anunciada dificuldade da matemática. 

Não acredito que um aluno, que sabe pensar, que quer aprender, não consiga ter sucesso na disciplina e, desculpem, não acredito que seja necessário ter explicação para aprender matemática. Aliás, se a disciplina é assim tão exclusiva, até acho que deve sair dos curricula! Porque, sinceramente, é possível ser feliz sem matemática. 

O problema do insucesso nesta disciplina não pode ser apenas imputado aos alunos. É preciso pensar se, de facto, os conteúdos são de tal complexidade que só mentes brilhantes, ou iluminadas externamente, a eles podem aceder.

Hoje, estou assim. Farta de argumentos ocos, cansada da enormidade de ouvir que as humanidades são para os alunos com mais dificuldades. 

Por isso, eu insisto: - É possível ser feliz sem matemática, queridos alunos deste país!


Sem comentários:

Enviar um comentário