terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

MATEMÁTICA??

Esta coisa dos números, de fazermos a democracia depender de contas, adições de votos e subtrações de direitos, não me convence. Não é (apenas) porque eu não gosto de matemática, mas é, sobretudo, porque não consigo compreender que exista uma relação directa entre os números e a razão. Ou seja, lá porque a maioria das pessoas gosta de queijo, e a mim o dito cause repulsa e vómitos, significa que eu nasci com defeito? Significa que devia gostar de queijo? Lá porque a maioria das pessoas prefere o sol e a praia, à neve  e à montanha, significa que eu devia não ser adepta de ski e lareiras em casas de madeira bebendo vinho quente? Decididamente, as maiorias não me convencem. Mais grave é que sinto, hoje, que vivo numa maioria de minorias que tenta impingir-me razões que não o são. A soma de diferentes minorias são maiorias? decididamente, não gosto de matemática!
Gostava de viver em democracia real. Num espaço social e geográfico, podia ser o mundo, onde cada pessoa pudesse, livremente e em consciência, ser minoria  sem ser insultada, ou agredida.
Há pouco, tive uma ideia. Se nós trocássemos os números pelas letras, e, em vez de fazermos adições, fizéssemos argumentações racionais e plurais?Eu, tenho essa convicção, seria mais feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário