quinta-feira, 25 de julho de 2019

LIBERDADE

"Liberdade, liberdade, 
quem a tem chama-lhe sua
Só eu não tenho liberdade,
Nem de pôr o pé na rua"

Creio que é mais ou menos assim a quadra popular que aprendi de cor, nos meus tempos de menina. Felizmente, eu posso pôr o pé na rua sempre que quiser, posso até pôr os dois pés, os braços, a cabeça, todo o corpo, mas, não tenho liberdade! A liberdade é muito mais , para mim, do que pôr o pé na rua, ou sair de casa para ir onde me apetecer.
Ser livre, para mim, é poder falar, e escrever, de coração aberto e sem medo de represálias, de processos ou de condenações. É esta a liberdade que me falta! 
Diariamente, alguém me diz tem cuidado, vê lá o que escreves, guarda as opiniões só para ti. Reconhecendo a bondade e racionalidade dos conselhos, com aprendizagem de experiência (dolorosa) feita, custa-me, dói-me, sentir que, vivendo num estado democrático,  não sou livre de facto... 
Claro que sei que ser livre implica, e ainda bem, ser responsável. Mas ter opinião contrária à de outrem não é também ser responsável? E opinar sobre a realidade, sobre factos sociais e políticos, implica não ser responsável?  
Vivo com medo, calando muitas vezes o que me vai na alma, na cabeça também! 
Se a democracia é isto, o que será a ditadura? 

Sem comentários:

Enviar um comentário