sábado, 27 de julho de 2019

MUROS

Muros limitam, isolam, afastam. E mais um muro, terrível pelas razões invocadas para ser construído, vai surgir. Foi desbloqueada a verba que possibilitará isolar os EUA do México. Um muro de ódio, de radicalismo, de desumanidade. 
Ainda não há 30 anos (1989) o Mundo festejava a queda de um muro, esse também de ódio e violência, e já outro começa a surgir. 
Tenho medo. Medo do mundo que integro, da minha incapacidade de contribuir eficazmente para que a humanidade o seja de facto, da destruição de Valores que deixo aos meus netos, às crianças do Universo.
Século XXI. Tempo de um sem fim de possibilidades, de inovação tecnológica e científica, de novas profissões e, talvez, de um Novo Homem. Mas será este Novo Homem humano? Temo que não... Vejo crescer a maldade e o egoísmo, vejo crianças a morrer de fome e sede e países a gastarem milhões nas fronteiras do ódio! Como é possível continuarmos a encolher os ombros, a dizer que (felizmente?) é muito longe de Portugal, de Portalegre mais ainda??
Queria ter força para lutar mais! Queria ser capaz de contribuir para a construção, ou reconstrução?, de uma sociedade mais centrada em Valores Humanistas. É na Educação que isso tem de acontecer!!
Este não pode ser , de novo ou ainda, "o Tempo dos chacais" (Sophia...) Este devia ser, urge que seja, o tempo da dignidade Humana!

2 comentários:

  1. Luísa, em Falkirk sobre atual fiz um post passam as fundações em pedra do Muro Antoniano, construído pelos romanos em 142 DC, tinha com 63 km de comprimento, que teria 3m de largura e 5 de altura e destinava-se a defender as conquistas feitas pelos romanos na ilha que é hoje Grã Bretanha dos Caledonianos! Como foi feita de terra batida e madeiras, não resistiu ao tempo e só lá estão alguns troços das fundações em pedra, cuidadosamente mantidas. Pelos vistos os muros vêm de longe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dalma, infelizmente, o ódio e a maldade são de sempre...

      Eliminar