segunda-feira, 23 de setembro de 2019

ILHA da MADEIRA

Na ilha da Madeira, naquele espaço fantástico abraçado pelo mar azul, as pessoas foram a votos. Correram com a extrema esquerda, e para mim fizeram muito bem, e dividiram-se entre o PS e o PSD. Infelizmente, a abstenção voltou a aproximar-se dos 45% o que eu acho absolutamente absurdo.
Não consigo compreender que as pessoas não votem. Reconheço a desilusão colectiva, os maus exemplos de alguns políticos, o aumento da corrupção, mas, ainda assim, continuo a pensar que o voto é a única forma de manifestar a nossa indignação. Enfim...
Na Madeira, a aproximação entre PSD e PS também me entristece. Claro que as práticas são semelhantes (infelizmente) mas, ainda assim, há fundamentações ideológicas que me impedem de confundir os dois partidos. Nunca votarei PS e nunca votei PSD... (Mas penso que poderei fazê-lo). 
Agora, recordo o carismático  Dr. Alberto João Jardim. Um dia, há aí uns trinta anos, fui ao Funchal com o meu Pai, num Congresso de Cardiologia. Num dos dias, houve um jantar oferecido pelo então presidente do Governo Regional e, ao cimo das escadas da Quinta da Vigia, o Sr. Dr. Alberto João recebia os convidados. 
Ao iniciarmos a subida, ele disse de lá, em voz de sonora simpatia . - Ora bem-vindo, Dr. Emílio Moreira, lá de Portalegre! 
O meu Pai nunca tinha estado com o Dr. Alberto João, ele também não o conhecia, mas teve a simpatia de se informar sobre as pessoas que recebia e de as acolher como amigos. Nunca mais esqueci este momento...
Não tenho a mesma simpatia pelo Dr. Albuquerque mas, confesso, fico satisfeita por saber que o PS não ganhou as eleições!
Às vezes, muitas vezes..., fico em pânico com a vivência da Democracia.

Sem comentários:

Enviar um comentário