sexta-feira, 20 de novembro de 2020

PENSAR

Infelizmente, cada vez mais pensar é uma actividade de risco. Tenho, sinceramente, muita dificuldade, cada vez mais, em aceitar só porque sim! Porque alguém disse, porque sempre foi assim, porque é chato para um ou para outro, são justificações que me ficam excessivamente curtas. Além disso, para que serviria a democracia, a liberdade de expressão, as aprendizagens constantes, se não pudéssemos esgrimir argumentos, confrontar ideias, discutir opiniões? 

Decididamente, eu não tenho jeito para ovelha e não me encaixo em rabanho algum!

E vem tudo isto, outra vez, a propósito do meu quotidiano profissional. Porque é que discirdar, fazer uma sugestão, ter uma opinião contrária (mesmoq eu contrária à da maioria) tem de ser encarado como uma agressão, uma forma de criar problemas? Sinceramente, para mim, criar problemas é abanar a cabeça e não pensar, cumprir disparates porque disseram para fazermos assim, ou assado. 

Se os professores são, ou devem ser, cosmopolitas, seres pensantes, leitores da realidade, inteligentes, porque não pode a Escola ser um lugar de diferenças e troca de opiniões?

Não! 

Contam comigo para muita coisa, gosto muito do que faço, mas ingressar no rebanho do quero lá saber, não é para mim. Mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário