quinta-feira, 11 de junho de 2020

INDIGNAÇÃO

Tenho acompanhado a violência crescente nos Estados Unidos. Impressiona-me. Faz-me muita confusão pensar, e ver, que em pleno século XXI muitas pessoas parecem nada ter aprendido. Negros e brancos. Pessoas. Uma raça única, no absurdo de considerar que na humanidade há raças. Olho, indigno-me, e não resisto a temer que a razão da absurda violência não seja a cor da pela mas a miséria, a exclusão, a vida medíocre que muitas pessoas vivem. Nos Estados Unidos como em qualquer país, salvaguardando as óbvias dimensões, a injustiça continua a vingar, o medo a liderar. Às vezes, penso que, neste momento particular da história, há loucos a mais no poder, em simultâneo. Não há um Hitler e um Mussolini, mas vários. 
Ou talvez, não sei, a responsabilidade seja de todos os que os elegeram, dos que se deixam levar por populismos e mentiras. E o círculo volta a fechar-se. É um círculo vicioso, este em que vivemos. Haverá salvação para a humanidade? Quero acreditar que sim. Através da Educação! De sistemas educativos com Valores e para todos e para cada um. E, agora, a utópica sou eu. 
Ah, hoje desfio  sonhos desfeitos. 

1 comentário:

  1. Querida Luísa, fazes bem em indignar-te. É uma vergonha haver gente que morre só porque tem uma cor diferente e seja tratado pior do que cão por causa disso. Tem sido um choque ver o que se passa. Por ali e por outros lados, não sejamos ingénuos. Um beijo

    ResponderEliminar