É uma tarefa árdua, parece, a de ouvir. Apesar de termos o dobro de ouvidos do que de boca, todos parecemos ter uma imensa necessidade de falar e uma ausência quase total de capacidade de ouvir. Hoje, num auditório cheio de jovens, discutindo-se um tema que a todos, no interior do país, diz respeito - o empobrecimento e desertificação do interior - verifiquei, uma vez mais, que ouvir é uma actividade difícil. Impossível, por vezes... Diariamente, nas salas de aula, enfrento esta dificuldade. Os alunos não querem ouvir, não têm paciência para dar atenção ao outro e, por vezes, dou comigo, que absurdo!, a pedir-lhes por favor que me oiçam, prometendo não exceder três minutos de exposição. Ora, o resultado desta falta de hábito de dar atenção ao outro, e de ouvir, começa a fazer-se notar. Estamos a formar uma geração que só pensa em si mesma, que não respeita os tempos alheios, que não sabe aprender com quem o rodeia. Sei, claro, que aulas expositivas, exclusivamente, não são profícua; mas sei, também, que o constante actividade prática a nada leva. A prática sem a teoria, ou a teoria sem a prática, resultam no que temos: - Uma sociedade oca e sem projecto de futuro!
Gosto imenso dos meus alunos, da minha escola, dos jovens em geral. Mas não consigo gostar de os ver fazer figuras tristes. Muito tristes...como, por exemplo, vê-los abandonar uma sessão pública a meio só porque tocou a campainha!
É bom saber escutar... porque ao ouvir aprende-se... não é verdade que quem muito fala pouco acerta? Também deve ser verdade que... quem sabe escutar sabedoria irá ganhar...
ResponderEliminarFalta de formação e educação, aqui sim, do "Lar", penso.
ResponderEliminarOs pais modernos, a maioria, não educa os filhos com sensibilidade para saber ouvir com respeito, tanto os professores, como as pessoas mais velhas, como até,entre eles, das mesmas idades. Daí provém o caos geral, total a que temos vindo a assistir à volta do "Ensino" e etcs....