Sim, eu sou de letras, pertenço à área das humanidades, sou mais adepta da filosofia do que da matemática. No entanto, acho que não sou completamente ignorante, preocupo-me com o mundo que integro e tenho opinião! E é por ter opinião que ouso dizer que estou farta de estatística, que estou farta de números, que não acredito em políticas que se norteiam por picos e gráficos! Por exemplo, se uma estatística disser que existem três frangos por cada português, isso não significa que não haja alguns portugueses com meia dúzia de frangos e outros que nem lhes vêem as penas!
Um governo que só olha a números, esquece as pessoas e, acho eu, não leva o seu povo ao sucesso!
Esta noite, durante mais uma insónia musicada pela chuva na vidraça do meu quarto, pensei se Churchill, ou De Gaule, terão alguma vez analisado estatísticas... É que já houve políticos que sabiam que governavam pessoas mas, agora, parece que só há governantes de estatísticas! Pior ainda, esta moda está a chegar a todo o lado! Na minha escola, por exemplo, há estatísticas para tudo e levamos a vida a fazer cruzinhas e a preencher grelhas excel! Se bem calha, um dia destes vamos encontrar mais um inquérito, em excel, no wc, para fazer a estatística do uso do autoclismo. (Eu acho, mas só confesso isto aqui no calado da noite, que cada um espalha as cruzinhas onde lhe apetece....)
Eu acho que estas novas gerações de governantes e de políticos, ao quererem governar-nos através de estatísticas, de cruzes e de cruzinhas, postas em questionários, em grelhas, em quadradinhos, nos querem colocar no cemitério e acabar definitivamente connosco porque, lá, todos temos, na realidade, direito a uma cruz, habitualmente de pedra.
ResponderEliminarCumprimentos
Grande pinta de texto!
ResponderEliminarGrande pinta de comentário, aqui ...!
Bom domindo!