A SUITE
As Reuniões de Curso do meu Pai, licenciado pela Universidade de Coimbra no ano de 1951 (Curso 45/51), eram sempre acontecimentos marcantes. O local era escolhido de um ano para o outro, no último jantar da reunião, sempre na terra onde vivia um dos membros do Curso. Acompanhei o meu Pai quase sempre, levei comigo as minhas filhas que nunca mais esquecerão, de certeza absoluta, as lições de verdadeira amizade. Um ano, a reunião teve lugar em Resende, juntinho ao rio Douro, num lugar que prometia tornar-se um cenário perfeito. Como habitualmente, ficou o médico residente no local encarregado da organização e da marcação das dormidas. Numa sexta-feira bem cedo, metemos-nos no carro rumo "lá acima" a Resende. O meu Pai, com a boa disposição que estas saídas sempre lhe davam, foi preparando as minhas filhas: - Hoje, vocês vão dormir numa Suite! Vocês nunca ficaram numa suite! É melhor do que um hotel de 5 estrelas, vão ter o rio Douro a vossos pés, vão ficar num hotel maravilhoso". As miúdas iam excitadíssimas, e a cada nova pergunta a resposta do avô era: - Vão ficar pasmadas! Nunca mais se vão esquecer!
Hotel Convento de S. Paulo (justo por antinomia) |
A meio da tarde, porque antes das auto-estradas o país era maior, chegámos a Resende e, de papel na mão, lá fomos perguntando onde ficava o Hotel e a tal suite... Era quase noite quando chegámos ao destino: - Um café de estrada, cheio de camionistas, sem nada à volta, e quartos no 1º andar! A suite era um quarto com aranhas nos cortinados, lençóis que há muito não viam água e uma decoração assustadora! Havia duas camas, mas uma sobrou porque as crianças recusaram-se a dormir longe de mim. Desiludido, o meu Pai bem tentou falar com o colega que lhe disse que aquilo era uma suite, porque tinha um hall de acesso ao quarto... No dia seguinte, mudámos de hotel, fomos para Lamego e a palavra suite ganhou, nas nossas brincadeiras com o meu Pai, um novo significado... Ainda hoje, passados talvez 20 anos, as minhas filhas se riem quando ouvem falar em suite!
Mas Resende era um lugar lindo!
Uma suite nas devidas proporções... Era a melhor naquele lugar por detrás do sol posto! E então, não tinha um hall de acesso? E "en suite" era o quarto... francesismos!
ResponderEliminarBelas histórias, belas aventuras, tantas recordações...