Hoje, Portalegre está de parabéns! É feriado, o do concelho, há barraquinhas (e barracadas) e lembram-se os mais de 400 anos que esta cidade já tem. Lá do alto da coluna de granito, D. João III olha e deve pensar que de nada valeu o foral que nos atribuiu, porque esta cidade (que eu adoro) está a entristecer a cada dia, envelhecendo e degradando-se de forma acelerada e dolorosa.
Lembro-me de, há talvez 45 anos, ter assistido à vinda do Almirante Américo Tomás nesta data e de, ao entrar na Sé Catedral todo vestido de branco, ele ter sido premiado com um enorme alívio gástrico (vulgo cagadela) de um pombo! Então, ri-me a missa toda sob o olhar ameaçador dos adultos. Hoje, nem uma cagadela inconveninente me fez rir. Hoje, o jardim e os carrosseis não me convenceram e nem a vinda de um secretário de estado deu dignidade à Festa.
Portalegre merecia mais. Os portalegrenses, também!
Mas ontem, foi uma noite magnífica, animada com bom fado, ao som de banda bem ensaiada, com céu estrelado como tecto, em boa companhia..
ResponderEliminarAs festas da cidade a perderem as coisas boas e a transformarem-se em mais uma banalidade igual a tantas outras.
ResponderEliminarValeu o fado, valeu a banda, valeu a companhia!
Cumprimentos.