A sala está abafada, cheira a gente, as mesas não foram limpas, o chão tem presenças de muitos miúdos, de muitas horas de aulas. O dia começa a morrer, e uma nova sessão de formação está prestes a iniciar-se. Os professores vão entrando, entre um telefonema a saber dos filhos e um boa tarde esgotado, protestando contra o calor e sentando-se. Vejo olhares curiosos, alguns descrentes, e recupero os meus ensinamentos pedagógicos. Dialogo, desafio, falo alto e tento criar pontes e unir margens. Às vezes, acho que consigo.
Acredito, apesar de muitos pesares, na importância da formação contínua, na eficácia dos momentos de discussão que nos ajudam, a todos, a desempenhar cada vez melhor a nossa profissão.
Não é fácil ser professor. Mas é fantástico ser professor. Muitas vezes, penso quem seria eu sem as aulas, sem as formações, sem as cumplicidades que vou tecendo, sem as frustrações que vou vencendo. A Sophia de Mello Breyner dizia que metade da sua alma era maresia. Eu, hoje, acho que metade da minha alma é docência. Hoje. Porque, se calhar, daqui a pouco, quando o sol raiar, vou achar que a minha alma se faz de destroços apenas.
Metade de nós não é mais do que um desdobramento de nós próprios noutra coisa: maresia, docência, dedicação, entrega...
ResponderEliminarSão essas metades que fazem a vida, que desbravam as dificuldades, que alcançam as metas.
O pior, às vezes, são as dificuldades insuperáveis, os obstáculos intransponíveis, as contrariedades absolutas, as forças instaladas, os desamores que quase esfarelam o querer construído, o desejo, a vontade, e quase arruínam o nosso viver.
Coragem! Força!
Cumprimentos.
Embora todas as dificuldades isso é uma realidade: É ótimo ser-se professor!
ResponderEliminarÉ fantástico e lindo ser-se professor. As salas de formação, mais logo, se lavarão e fiarão frescas e a cheirar a livros e lápis e esferográficas ...e com o murmúrio dos alunos a entrar e a dizer "bom dia Setôra"!!...
ResponderEliminarE a Setôra a dizer"meninos desliguem os telemóveis", e ouçam-me com atenção, e "quem manda aqui sou eu", sejam bonzinhos para vosso bem...e etc...
...e quando o sol se puser, a sua alma rebenta de felicidade e realização pelo que conseguiu passar para esses meninos traquinas, todos!
Quando o sol raiar de novo, vislumbrará, um dia após o outro, a esperança sempre renovada...
Consegues! Porque dentro de ti há um SER sensível que quer falar, que quer ajudar, que quer ensinar!
ResponderEliminarCORAGEM E SEMPRE AHEAD!