quinta-feira, 12 de março de 2020

CIVISMO, POR FAVOR

Estou preocupada. Angustiada. Assustada. Com medo. Medo do vírus, da pandemia, da doença que parece incontrolável, do contágio iminente, da morte. 
Ao mesmo tempo, tenho vergonha pelo comportamento de muitos portugueses. 
Como é possível que, ontem, às 19,30h, no supermercado Continente, as prateleiras estivessem vazias e as pessoas estivessem a açambarcar produtos? Que loucura colectiva é esta? 
Claro que compreendo o medo, mas não compreendo a histeria. Esta é, penso, a hora da calma e do civismo. É tempo de pensarmos o que significa, de facto, viver em sociedade, respeitando cada outro e cada eu. 
Se é idiota ir para a praia como se estivéssemos em férias, mais idiota é despejar os supermercados e impedir o ainda relativamente normal do país. 
Sim, a situação é séria e preocupante. Sim, é preciso seguir as indicações dos profissionais de saúde. Sim, eu penso que as escolas deviam fechar antes de começarem os contágios.
Mas não, não posso compreender comportamentos como os que ontem, no meu país, se registaram. Lamento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário