sexta-feira, 27 de março de 2020

MEIO OVO?

Para passar o tempo, e porque está muito vento para andar na rua, resolvi tentar uma receita que - garantiram-me - é deliciosa. Leva erva doce e canela, dois ingredientes que adoro. Como a receita me pareceu exagerada, 300 gr de farinha?, decidi fazer só metade. Tudo bem. Preparei os ingredientes, forrei o tabuleiro do forno e meti mãos à obra. Já com as mãos sujas e de avental colocado, surgiu um problema: - Metade de três ovos! À primeira vista, fácil a solução, um ovo e meio. Mas meio ovo é só a clara? É só a gema? É metade da gema e metade da clara? Se sim, como dividir? Como não sou mulher de me atrapalhar, optei por dois ovos e resolvi o problema. 
Mas fiquei a pensar. Lembrei-me uns problemas idiotas, era eu menina da primária (então o 1º ciclo ainda não tinha sido inventado), quando tinha de saber o tempo que demorava a encher uma banheira de não sei quantos cms, se a torneira deitasse não sei que quantidade de litros de água por minuto. Nunca percebi nem para que servia o problema, nem como se resolvia. Então, já pensava na técnica de dois ovos, ou seja. pôr um relógio e ver o tempo que demorava a encher a maldita da banheira.
Enfim, lá pus os dois ovos, abusei da canela (é afrodisíaca, mas eu vivo sozinha, não há perigo) e tendi as ferraduras. Bom, tirando que em vez de ferraduras parecem cocós, estão muito gostosas. Conclusão: - Isto do rigor matemático é muito relativo. Tanto nas receitas, como nas previsões económicas! 

2 comentários:

  1. Luísa, então a receita só tem farinha e dois ovos além da canela e erva doce? Cadê o açúcar, a margarina ou o azeite? Já agora podia vir a receita completa!

    Por falar em receita, leu a receita que se aplica ao limoeiro, para produzir?

    ResponderEliminar
  2. Não Dalma! Tem azeite, açúcar amarelo, erva doce, farinha e canela. É muito boa!
    E sim, li logo o texto do limoeiro e já me diverti a sovar uma laranjeira que insiste em só dar cascas. Ou seja, laranjas enormes, com imensa casca e fruto minúsculo!

    ResponderEliminar