quarta-feira, 25 de março de 2020

RENOVAÇÃO






Cortaram os pinheiros, limpa-se agora  a mata e a Quinta, indiferente ao vírus, reanima-se. As árvores de fruto prometem, a velha figueira enche-se de rebentos e, por alguma razão que desconheço, o senhor Chico entalou uma pedra entre dois ramos da jovem árvore. A escada para a piscina, bem tosca como eu gosto, está arranjada e os javalis, abusadores, cada vez se aproximam mais de casa. 
Há muitos javalis na Serra e, talvez por falta de comida ou excesso de confiança, cada vez estão mais próximos de onde há pessoas.  
Sim, há vida para além do covid-19, aqui, no meu total isolamento. 
A Natureza, a vida afinal, impõe-se e recupera. Faz-me alguma pena ver os pinheiros cortados, mesmo reconhecendo que há mais segurança, que a prevenção se impõe. Agora, há muitas pinhas pelo chão e tenho bem com que me entreter para iludir esta angústia que o isolamento me está a trazer.





2 comentários:

  1. Luísa, essa da pedra relaciona-se com um conhecimento empírico dos agricultores de outros tempos. É assim: a pedra serve para afastar os ramos e evitar que cresçam verticalmente, e isto é científico, qt mais horizontais estes (ramos) forem, mais dificuldade de descer terão as hormonas da frutificação e assim a produção será maior!
    Alguma vez leu este meu post? Senão, leia que vai gostar, quiçá rir!


    http://noareeiroeporai.blogs.sapo.pt/34515.html

    ResponderEliminar