quarta-feira, 15 de abril de 2020

AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Tenho lido, e ouvido, muita coisa sobre avaliação pedagógica. Sendo, para mim, absolutamente claro que avaliar e classificar são processos distintos, não tenho nenhuma dúvida em afirmar, e defender, que a avaliação pedagógica deve estar ao serviço das aprendizagens dos alunos, deve andaimar (como refere Bruner) o sucesso de cada aluno. Por isso, sei que o feedback, sempre individualizado e de qualidade, é fundamental, que os alunos devem ser participantes activos no processo. Em relação à classificação, as coisas são, para mim, muito mais complexas... 
Classificar é discriminar. Sem dúvida. Mas tem de traduzir, o melhor possível, o nível de aprendizagem de cada aluno. Assim, não cabe na minha consciência profissional que se possa classificar alunos com ponderações em processos de recolha de informação! 
Defendo que devem existir, e estar na posse de alunos, pais e professores, descritores claros para cada disciplina e que os alunos devem saber onde se situam. Na minha opinião de profissional com alguma experiência, ainda há muito trabalho para fazer no que respeita à avaliação pedagógica... E, sobretudo, há muito que pensar. E pensar dá muito trabalho!!

Sem comentários:

Enviar um comentário