quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Café - bica

É tipicamente português o hábito da bica. E deve ser das poucas coisas boas que se mantêm neste país mal frequentado. É bom tomar uma bica forte, intensamente perfumada, capaz de aquecer as mãos e a alma. Tomar a bica faz-nos, ou faz-me a mim, recuperar (quase) a fé na humanidade!

Logo de manhã, melhor ainda quando o nevoeiro frio embacia a cidade, gosto de entar no café habitual, de pedir a minha bica e de a beber entre bons-dias conhecidos. Às vezes, a bica acontece longe. O cenário muda, o horizonte liquidifica-se, os olhares são estranhos. Sabe diferente, mas, ainda assim, é a bica imprescindível!
Se eu fosse poeta, se soubesse poetar, faria, com certeza, uma Ode à bica!

4 comentários:

  1. Sei, conheço bem o lugar onde vives, que é um milagre de beleza! Com uma bica em cima... Imagino a alegria, a redescoberta do prazer de viver! Nâo leste, ouviste, o meu post com o Nino Manfredi?

    ResponderEliminar
  2. Deus nos livre que não houvesse a bica. Eu acho que nunca mais acordava, bem, pelo dia fora, se não bebesse a "bica".
    Parece-me mesmo que, ao beber a bica, encontro verdadeiramente a minha identidade,a sintonização comigo mesma e com os outros.
    Viva a BICA!

    ResponderEliminar
  3. BICA - Beba Isto Com Açúcar.

    Se eu bebesse com açúcar de certeza que a BICA nunca me iria saber a BICA.

    Curioso, né?

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Viva a Ode à Bica! Quem é que a escreve?
    beijinhos. Conheço esse café, já lá nos levaste...

    ResponderEliminar