sábado, 13 de abril de 2013

Competências Sociais

Há uns anos havia, nas escolas, a preocupação de desenvolver nos alunos competências sociais. Havia o cuidado, às vezes a ansiedade, de ajudar os alunos a tornarem-se mais pessoas - melhores pessoas - para além de bons alunos. Os professores preocupavam-se em olhar os miúdos no fundo dos olhos, em lhes espreitar a alma. lembro-me de procurar desenvolver actividades que desenvolvessem o espírito de entre-ajuda, a compreensão, o respeito pelo outro.
Hoje, perco horas da minha vida procurando a objectividade dos testes, o rigor quantificado da avaliação. Como se os alunos fossem números, como se a vida fosse um teste de escolhas múltiplas... Onde fica a compreensão, o respeito pelo outro, a individualidade de cada um? "Não se pode amar ninguém, se não nos amarmos a nós próprios primeiro" - É uma máxima discutível, claro, mas eu não tenho dúvidas de que é urgente reinventar valores sociais! Cada um tem as suas razões, as suas limitações e, dentro do fatalismo que condiciona a existência (sim, a Morte está aí) cada um tem a sua subjectividade. Compreender e respeitar deviam, acho eu, ser palavras-chave em educação e na vida!

1 comentário:

  1. A objetividade, a educação formal e não formal, o lugar para a humanidade. Tantas coisas que a Educação deveria repensar...

    Teresa

    ResponderEliminar