quarta-feira, 16 de março de 2016

Insónia

Talvez porque leio muito, ou se calhar porque sonho em demasia, ou apenas mesmo porque não sou uma pessoa muito ajuizada, às vezes surgem-me, deveria dizer assaltam-me, pensamentos esquisitos. Normalmente, estes assaltos invasivos, e abusivos, surgem a meio da noite, ocupando as horas de insónia com que, vezes demais, o sono me presenteia.
Esta noite, e embora me tenha deitado cansada mesmo, acordei na escuridão com o desejo de escrever uma narrativa a quatro mãos.
Uma narrativa de acordo com os compêndios, desrespeitando conscientemente os livrinhos de supermercado que anunciam "aprenda a escrever em três passos". Uma narrativa dando cumprimento integral às categorias da mesma, com espaço, ação, tempo, personagens, narrador com estatuto definido. No escuro, fiquei escrevendo, então, a minha narrativa exemplar e pensei que, para que ficasse perfeita, e publicável, havia de haver outras mãos, que não as minhas, a pontuá-la. Seria uma narrativa a quatro mãos, sem frases feitas, sem finais felizes, mas pontuada pela magia dos silêncios que, acho eu, sempre dão encanto às histórias... Na minha narrativa haveria um cenário de utopia, muitas personagens optimistas e cores escandalosamente quentes. Depois, as outras mãos colocariam o ponto final, fariam os parágrafos, e eu ficaria isenta da terrível responsabilidade de fazer a história ter sentido!

2 comentários:

  1. Bonito.
    Ontem acordei a meio da madrugada, para aí às duas e tal, sem saber quem eu era. Foi bem esquisito. Antigamente, acordava e não reconhecia o espaço. Agora é bem mais estranho, não me conheço a mim, falta-me nome e vida, não tenho história, estou ali. Fiquei olhando o quarto cheio de esquinas e pouco a pouco, graças a Deus, veio-me lembrança. Jamais me acontecera ter a memória presa, fechada a sete chaves. É por demais estranho.
    Face a isto, o que é o desejo de escrever a quatro mãos? Uma coisa normalíssima. Até por ser coisa que existe. Parece-me que, se o deseje sem ser apenas durante a noite - a noite só é boa conselheira se os seus conselhos se aguentam de dia -, há-de encontrar quem escreva consigo tal obra.
    Não sei o que seja um livro como deve ser, com todas as regras, sou pouco disso. Mas desconfio que há quem saiba.
    Como dizia para os meus alunos: Força!
    Ou como diz um professor meu que por acaso é padre, Avante! (a gente sente-se logo eivada da força do partido comunista em peso mais as massas trabalhadoras simpatizantes e não há força que nos pare; e, contudo, eu ficava paralisada mal ele me dizia isto:))

    ResponderEliminar