quinta-feira, 28 de abril de 2016

A FOFA

A meio de muito trabalho, a preparar mais uma acção de formação, esbarrei com um quadro SWOT. Ou seja, como eu sou portuguesa, e como gosto muito a minha língua, esbarrei com uma FOFA (Fragilidades; Oportunidades; Facilidades; Ameaças). 
Então, apeteceu-me ter uma FOFA só para mim. Olhar a minha realidade de acordo com o tal quadro SWOT e descobri que, numa análise cuidada, algumas fragilidades se podem tornar vantagens. Ora vejamos: ter por companhia a solidão, pode ser uma fragilidade. Mas, se pensar que não tenho de suportar a constante presença de quem me agride e magoa, então é óptimo estar sozinha! 
Portalegre, outro exemplo, fala muitas vezes na forma como o facto de ter uma população envelhecida limita o seu desenvolvimento. Ora, se olhassemos esta fragilidade com outros olhos, Portalegre podia tornar-se a Cidade Amiga da Terceira Idade! Criava roteiros, ofertas culturais, oportunidades de negócio, recebia os mais velhos e ainda ganhava com isso!
Pois é... Há muitas formas de fazer FOFAS!

2 comentários:

  1. Como bem sabe, uma coisa é ser profícuo em ideias e outra conseguir pô-las (ou mesmo só uma) em prática. Ainda que eu concorde: há sempre mais que um modo de olhar para as coisas. E nenhuma coisa tem só contras.
    Quanto à solidão. Somos todos mais ou menos sós. Há é quem ande a disfarçar e quem não disfarce. Há quem se faça sofredor e quem arrebite alegrias por querer arrebitar. E coisas assim. Nem sei se será a solidão a quebrar-nos, julgo ser mais a tristeza e o desconsolo. Ou, dito mais universalmente, o desalento. Prefiro-lhe o termo desconsolo, estar desconsolado tem o seu quê de causa física, é um mau estar quase corporal.

    ResponderEliminar
  2. Luisa, adorei este post! Sabe que quando estava em Montreal li no jornal um artigo sobre uma área pertencente ao Grande Mreal precisamente demonstrando as vantagens de está abrigar grande número se séniores reformados. Precisamente focando aquilo com que termina o seu post. Pois Portalegre poderia tornar-se "sênior frendly"

    ResponderEliminar