terça-feira, 31 de maio de 2016

O Senhor Andrade

Foi pela mão deste Amigo que entrei no CDS. Era um Amigo muito especial, rigoroso no carinho que esbanjava, com um sentido de humor único, sempre disponível para ajudar, aconselhar, ralhar se preciso... Um dia, num congresso do CDS, ainda era Presidente o Dr. Manuel Monteiro, levei-o a comer pizzas. Foi uma aventura! Vem um homem de tão longe para comer massa com pasta, dizia, rindo. Outra vez, no carro dele e comigo ao volante, lá fomos os dois a caminho de Leiria. Chovia torrencialmente, trovejava e, no regresso, eu voava baixinho. Ele, aparentemente muito calmo, perguntou-me a dada altura : Vamos assim depressa para, morrendo, entrarmos logo no céu, não é?" Claro que abrandei logo a velocidade...
Depois, os dois fomos ameaçados de expulsão do nosso Partido porque ousamos discordar da liderança. Eu achava divertido ser expulsa. Ele, revoltado, garantia que devíamos pedir a demissão porque nunca ninguém o expulsaria de nenhum lugar. Enviamos os cartões e ficámos, os dois, lamentando estar longe da possibilidade de intervenção. O CDS era, sempre, tema de conversa entre nós e os ideais que nos uniam fizeram-nos cúmplices de muitas vivências.
Hoje, o meu Amigo senhor Andrade entrou, de certeza, no céu. Eu sei que ele se está a rir das minhas memórias e oiço-o dizer, a rir como só ele sabia, que ainda se lembra da sopa de peixe comida na Sertã!
Tenho já muitas saudades do senhor Andrade! E quero que toda a gente saiba que ele era um Homem Excepcional. Um homem que ficava com os olhos brilhantes quando falava de Angola, de Moçâmedes e das caçadas. Era um homem justo, verdadeiro e nobre. O senhor Andrade, que tanto adorava Santo António das Areias, vai continuar vivo na minha memória, no meu gostar muito, nos meus sentires. Obrigada, meu Amigo pelo tempo que passou comigo!

2 comentários:

  1. Os amigos são de ficar. Se acaso possuímos essa faculdade em desuso que dá pelo nome de gratidão.

    ResponderEliminar
  2. Que bela homenagem mãe. Era sem dúvida um amigo muito, muito querido

    ResponderEliminar