terça-feira, 4 de outubro de 2016

Silêncio

Às vezes, muitas vezes, o silêncio faz sentido. A vida segue o seu rumo, os factos sucedem-se e, na vida das gentes - neste caso na minha - os silêncios vão-se tecendo de revoltas, mágoas e desesperanças. Não está fácil viver. Sobreviver... Sim, claro, a vida é linda, o mundo faz-se de muita cor, de muitas existências relativamente essenciais. Sim, sei tudo isso. 
Mas sei, também, que a desilusão envenena, mata aos poucos o sonho e a vontade de acreditar.
começou mal, muito mal, o meu ano lectivo. Começou com a repetição do passado, com o confronto com a incapacidade de mudar, com o choque com mentalidades acomodadas e, penso eu, obsoletas. A ESCOLA tem de mudar! Porquê? - dizem-me alguns sem olhos doces. Porque o mundo mudou! Porque o conhecimento já não está só ao alcance de alguns, porque a televisão tem 500 canais ou mais, porque os telemóveis permitem googlar informação em minutos, porque a internet existe, porque há desemprego, porque a famíla se alterou, etc. 
Só que a Escola insiste em não mudar. Insiste em instalar os meninos no autocarro da carreira, todos sentadinhos dois a dois atrás  uns dos outros, esperando que aguentem horas sobre horas ouvindo falar de coisas que pouco lhes interessam e, pior, de formas nem sempre interessantes. Para que o panorama se enegreça mais ainda, avaliam-se os meninos em grelhas - EXCEL (ah! modernidade...) - em somas e percentagens. Melhor (ou pior?) dividem-se percentagens por períodos e somam-se valores dizendo - hélas! - tratar-se de avaliação contínua... 
Apetece-me fugir. Desaparecer de mansinho. Porque não consigo ficar indiferente, simplesmente cruzar os braços, perante o que, não tenho dúvidas, é o prejudicar dos jovens que fazem o meu país. 
Pensei optar pelo silêncio. Calar-me. Nunca mais deixar vazar a minha tristeza desconfortada. Mas, às vezes, o silêncio, ainda que fazendo sentido, sufoca...

2 comentários:

  1. Luisa, mas apesar de tudo o que diz e, que tenho a certeza ser verdade, as suas aulas podem continuar a ser interessantes e motivadoras como eu sei que sempre foram! Sim, sei que sozinha não pode mudar nada, mas tenho a certeza que mudará atitudes pelo menos em alguns dos que têm a felicidade de a ter como professora!

    ResponderEliminar