quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

SUPER NANNY - SUPER ESTUPIDEZ

Tenho acompanhado, com real interesse, o programa da SIC , Super Nanny. 
Vi os dois episódios, do princípio ao fim, assisti ao debate promovido pela mesma SIC e tenho lido o muito (talvez demais) que se tem escrito sobre o programa. Tenho, também, a minha opinão, como mãe, como professora e como cidadã. 
Assisti, nos dois programas, a manifestações claras de falta de educação. Apresentaram-se crianças insuportáveis (porque há crianças tiranas e insuportáveis) mas apresentaram, sobretudo, pais sem força, sem autoridade, sem capacidade de fazerem cumprir regras. No fundo, penso eu, este programa - que claramente condeno - traz à luz do dia o caos em que se tornou grande parte da sociedade: - Os pais temem impor-se, as crianças crescem sem regras, a autoridade parece ser algo errado, dizer NÃO é crime!!
Para além da exposição, que considero absurda e incorrecta, da vida familiar, assistimos ao esboroar-se de uma ordem social. É preciso que surja alguém externo para dizer aos pais que têm de se impôr? É preciso vermos miúdos de cinco anos a puxar os cabelos à mãe para percebermos que há erros graves? 
Fico com medo da Super Nanny. Fico com medo deste mundo que integro...

1 comentário:

  1. Luísa, tenho a certeza que, como professora experiente, sabe perfeitamente que há pais que fazem TODAS as vontades aos filhos, privando-se e anulando-se perante eles! Não sabem o que é ser firme nem que um NÃO é mais educativo que um sim!

    ResponderEliminar