sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

CONTRA-SENSO

A época de Natal é das minhas preferidas. Gosto de tudo! Da casa engalanada, das azevias e filhós, dos bolos rei e rainha, do peru e do bacalhau, da excitação das crianças e do lume a arder forte. Gosto de fazer compras na minha cidade, reclamando porque há pouca oferta, iludindo o frio com café na Pastelaria pequenina que tem óptimos chocolates.  Gosto de oferecer presentes, de sentir o nariz vermelho de frio, de sorrir boas festas na calçada.
No entanto, este ano, ainda não fiz o Presépio, ainda não montei a árvore de Natal! É um contra-senso, penso. 
Devia já ter a casa a lembrar-me a época festiva mas, sei lá porquê, tenho adiado a coisa. Não é porque as saudades apertam, nem é porque faltam muitas pessoas à mesa. Sei que é natural que isso aconteça, um dia eu serei também um lugar vazio. Também não é por falta de tempo, as noites são longas, mas tenho sentido pouca vontade de ir ao musgo, de calçar botas de borracha e ir procurar o pinheiro. É mesmo um contra-senso, porque eu adoro andar à chuva e caminhar na Serra.
Talvez a minha vida seja um contra-senso no essencial. 
Hoje, vou fazer o Presépio!

2 comentários:

  1. Luisa, ao contrário de si eu não gosto da época de Natal! Os meus filhos foram uns sortudos pq os natais eram sempre na casa dos meus pais e aí sim havia magia e tudo o resto ficava la fora!
    Eu, desde que tomei consciência do Mundo o Natal fere-me porque as luzes, os presentes a companhia sincera não chega a todos.... e ha tanta gente a sofrer de solidão e esquecimento!
    Feliz Natal, Luísa e que 2020 lhe traga mt saúde e um mínimo de desilusões.
    Dalma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compreendo tudo isso mas, hipocrisia assumida, quero acreditar que, pelo menos nesta época, os corações amolecem e a amizade vive-se mais intensamente. Depois, é tempo de frio, lareira e netos perto!! Um excelente 2020 com muita e verdadeira amizade

      Eliminar