domingo, 3 de abril de 2011

RTP

Canto X, estância 145 Lusíadas
Nô mais, Musa, nô mais, que a Lira tenho
Destemperada e a voz enrouquecida,
E não do canto, mas de ver que venho
Cantar a gente surda e endurecida.
O favor com que mais se acende o engenho
Não no dá a pátria, não, que está metida
No gosto da cobiça e na rudeza
Düa austera, apagada e vil tristeza.
Luís de Camões (há mais de 500 anos)


Liguei há meia hora a televisão para tentar saber o que vai por esse mundo. Queria saber da crise, da guerra na Líbia, dos efeitos do tsunami no Japão, da Feira da Doçaria em Portalegre. No entanto, como vai sendo comum neste meu país, as minhas expetativas sairam defraudadas. Há trinta e cinco minutos que a televisão do estado, a RTP 1, se limita a apresentar, repetidamente, os desacatos no estádio da Luz. Futebol, pedradas, balas de borracha, algemas, cacetada e palavrões. Pausa para o repórter repetir o que acabou de dizer e...mais cacetada, mais algemas, mais descatos. Emocionante, de facto. A dada altura, quando o meu desespero já deu lugar ao humor, há um chefe da polícia que apela ao bom senso. Tenho vontade de rir! Bom senso, neste meu país, o que é exatamente???
Finalmente, 40 minutos depois de iniciado o telejornal, lá vem o engenheiro Sócrates lamentar-se, o Dr. Passos Coelho justificar-se e o país a morrer. Voltam ao estádio da Luz. Faz falta, ainda, o tal bom senso!!! Faz falta, sobretudo, inteligência e verdade, qualidade e rigor, neste país que parece enlouquecido..
Futebol em excesso sempre me lembra outros tempos. Só que, então, ainda a Fé nos valia...

2 comentários:

  1. O tal país dos 3 F: Fado, Futebol e Fátima.
    Pena é o Bom Senso, a Verdade e a Inteligência, a Qualidade e o Rigor não se escreverem com os tais F: seríamos um país Fabuloso, um país Formidável, um país Famoso.
    A verdade é que tudo isto não passa de uma Fantochada, de uma Falsidade e de um total Falhanço.
    E nós a ficarmos FARTOS!

    ResponderEliminar
  2. Ó Luísa! Mas isso é que faz marchar a vida!
    Benfica vs Sporting vs Braga vs Porto...
    Tudo bem por aí?
    Ainda tens companhia? Londres?
    beijinhos amigos

    ResponderEliminar