sábado, 13 de agosto de 2011

Ninho lírico (ou épico?)

Passear em Cascais é sempre uma boa forma de fazer as pazes com a vida. Gosto da baía, das cores do céu e da pedra, do cheiro intenso a mar, das costas largas do D. Carlos observando o horizonte, do linguajar dos mil estrangeiros que enchem as ruas e, claro, dos gelados Santini. Gosto de chegar ao fim da tarde, de fugir à modernidade gritante da Marina, de me perder pelas ruelas em busca das pequenas esplanadas de onde, sempre!, se espreita o mar. Para Cascais ser perfeito, só teria mesmo que ser alentejano... Mas, claro, eu já aprendi que a perfeição não existe e que o óptimo é inimigo do bom.
Há dias, em Cascais, ganhei mais um argumento, como se fosse necessário tê-lo..., para admirar aquele espaço. Passeando por ali, encontrei um dos meus Poetas, o velho Camões das rimas certas e sentires exagerados. O poeta, embora maltratado pelo tempo, e pelas pessoas também, mantém a pose de pedra branca, olhando, sinto que com desprezo, as esplanadas que o cercam. Ora, uma pomba, ou um pombo?, não esteve com cerimónias e fez poiso na cabeça do  autor de Os Lusíadas. Instalou-se, fez seu aquele espaço e nem se incomoda com disparos de fotografia. Curiosamente, achei que o bicho incomoda menos o poeta do que o estrangeiro Bar que o enquadra. Imaginei Luís, afagando a pomba, porque tem de ser pomba-fêmea!, agradecendo-lhe ter-lhe encontrado, num mundo que o rejeitou, alguma utilidade...

1 comentário:

  1. A grandeza do poeta permite tanto a pomba na sua cabeça como o bar-pub a seus pés.

    De certeza que a pomba nunca lhe fará o ninho atrás da orelha e, quem sabe, os frequentadores não não lhe cantarão "As armas e os barões assinalados..."?

    Em Cascais há uma praia encantadora, cujo acesso é feito através dessas ruelas por onde andou: é a Praia da Rainha, calma, sossegada, com toldos e cadeiras, e um enquadramento único. Em cima tem uma esplanada agradável onde pode comer uma salada de verão.

    De acordo consigo em relação aos gelados da Santini, os melhores do mundo! Pena as calorias que vêm incluídas naqueles sabores maravilhosos.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar